sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dicas de manutenção - Troca de pneu e câmara

Troca de pneu e câmara

Para que seja feita a substituição do pneu ou câmara é necessário que a roda seja removida.

O primeiro passo para essa remoção é a abertura do freio para que o pneu passe livremente pelas sapatas de freio. Se o freio tiver um cabo de ligação, como nos freios cantilever, solte esse cabo do braço do freio. Se o freio for do tipo V-brake, desencaixe a curva que fica apoiada na haste presa ao braço direito do freio.

Próximo passo: abertura da blocagem do eixo. Se o eixo for de porcas, é necessário desapertá-las. Se você estiver removendo a roda traseira, mude a alavanca para a última marcha, que é o pinhão menor. Isso facilitará a remoção da roda. Empurre a roda para baixo, desengatando a corrente do pinhão. O câmbio também vai se torcer para frente, de modo que você deve puxar o câmbio para trás para tirá-lo do caminho.
Insira a espátula entre o aro e o pneu e então puxe para ficar fora do aro. Se a espátula possuir um gancho na ponta, enganche-o no raio.

Insira outra espátula entre o pneu e o aro, a uma distância de dez centímetros da primeira. Provavelmente você conseguirá deslizar a espátula em volta do aro e tirar um lado do pneu. Se o pneu estiver muito justo, você precisará utilizar uma terceira espátula e proceder da mesma forma.


Coloque o pneu para fora do aro (a princípio, faça isso somente em um lado do pneu). Isso pode ser feito manualmente em muitos pneus, especialmente os de mountain bike, que são mais largos. Se o pneu estiver apertado e você não conseguir retirá-lo com as mãos, use um jogo de espátulas especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário