Regulagem de câmbios
Nessa próxima etapa, explicaremos o funcionamento dos câmbios, como utilizá-los e daremos algumas dicas de regulagem. No entanto, neste último passo, recomenda-se que o serviço seja executado por um profissional, pois um câmbio mal regulado pode danificar sua bicicleta.
Câmbio dianteiro
O câmbio dianteiro necessita de quatro tipos de regulagens:
- Distância da haste para a coroa
- Alinhamento da haste com a coroa
- Regulagem dos batentes limitadores (parafusinhos)
- Regulagem do indexado (se o seu sistema de troca de marchas for sincronizado com os câmbios)
Primeiramente, lembre-se sempre de que toda e qualquer troca de marcha deve ser sempre girando os pedais no sentido da pedalada, pois só assim a corrente poderá passar de uma engrenagem para outra.
A haste externa deve ficar a uma distancia de 2 a 3 mm do topo dos dentes da coroa. Se necessário, solte a abraçadeira do câmbio e regule-o a essa altura.
A haste deve estar perfeitamente paralela à coroa.
Para regular os batentes, primeiramente coloque a corrente na menor engrenagem do pedivela (coroa pequena) e no câmbio traseiro coloque a maior engrenagem. A corrente deve passar a uma distância de 2 mm da haste interna do câmbio dianteiro. Se estiver tocando na corrente, solte o parafuso que tem a indicação L ("low", marcha baixas ou leve) até que seja respeitada a distância mencionada.
O próximo passo é regular o batente da coroa maior, que corresponde ao parafuso H ("high", marchas altas ou pesadas). Coloque a corrente na coroa maior no câmbio dianteiro e na menor no câmbio traseiro. A haste externa do câmbio deve também respeitar a folga de 2 mm quando totalmente pressionado para fora da coroa maior.A regulagem do indexado deve ser feita após a regulagem do câmbio traseiro, para que o serviço não seja feito duas vezes.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário