sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dicas de Manutenção - Regulagem do câmbio traseiro

Câmbio traseiro

O procedimento é muito semelhante ao do câmbio dianteiro, pois os parafusos (batentes) têm a mesma função; porém, o câmbio traseiro percorre um caminho muito maior para conduzir a corrente por todas as engrenagens (pinhões) da roda traseira.

O primeiro passo é verificar se a haste do câmbio (peça que segura as roldanas) está perfeitamente alinhada com os pinhões, tanto quando se olha por trás da bicicleta quanto quando se olha por cima dela. Se houver alguma anormalidade nesse alinhamento, recomenda-se levar a bicicleta a uma oficina especializada, pois se trata do alinhamento do suporte do câmbio (gancheira).

Concluído o primeiro passo, leve o câmbio traseiro para a primeira engrenagem (pinhão maior) e o câmbio dianteiro para a coroa menor e certifique-se de que a roldana superior esteja perfeitamente direcionada para o pinhão. Se estiver passando, aperte o parafuso L ("low", marcha baixa, marcha leve) até que ele alinhe perfeitamente com o pinhão. Se não estiver chegando até ele, solte-o até que seja possível o alinhamento.

Em seguida, leve o câmbio traseiro para a engrenagem menor, que será correspondente à ultima marcha, mais pesada, e o câmbio dianteiro para a coroa maior. Proceda da mesma forma, verifique se a roldana superior alinha-se perfeitamente com a última engrenagem. Se estiver passando, aperte o parafuso H ("high", marcha alta, pesada). Se não estiver chegando, então solte o parafuso até que a roldana alinhe com a engrenagem. Esteja atento à tensão do cabo, pois, se estiver muito tenso, ele impedirá o câmbio de alcançar a última marcha. Neste caso, libere um pouco o cabo de aço.

A partir desse passo, começa o processo de regulagem do "indexado" (sincronismo).
Como se sabe, o câmbio é acionado por um comando que fica na parte frontal da bicicleta, que pode ser chamado de "trocador de marcha" e que, por intermédio de um cabo de aço que passa por dentro dos "conduítes" (capas dos cabos), aciona os câmbios para cima ou para baixo. Esses conduítes ficam apoiados em reguladores que ao serem girados na direção anti-horária aumentam a tensão dos cabos; já no sentido horário, diminuem sua tensão.

Primeiramente posicione o trocador na posição referente à primeira marcha (marcha leve). Se você perceber que o câmbio não alcança a primeira marcha, significa que não há tensão suficiente no cabo para conduzi-lo a essa marcha. A solução é girar o regulador no sentido anti-horário até que a marcha engate.

Desça uma marcha no trocador. A corrente deve acompanhar esse movimento passando para a próxima marcha. Se não descer, talvez o cabo esteja muito tenso. Afrouxe-o até que mude de marcha. Proceda da mesma forma com todas as outras marchas. Repita o mesmo procedimento algumas vezes para certificar-se de que o funcionamento está perfeito.

Lembre-se: é imprescindível que o cabo e os conduítes estejam em perfeito estado e que sejam de boa qualidade.

Retorne ao câmbio dianteiro e proceda da mesma forma.

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