Ponto importantíssimo para curtir um dia de bike e também para ter segurança durante o percurso. Um câmbio bem regulado, mesmo que não seja um xtr da vida, com certeza irá durar muito com um uso adequado. E não só o câmbio, mas a corrente, cassete estão diretamente envolvidos com ele.
As explicações a seguir são bem simples.
As ferramentas necessárias são:
-Chave phillips
-Chave Allen ou chave de rosca
-Alicate
Primeiro de tudo, vire a bike de cabeça para baixo com cuidado pra não estragar os passadores ou use um suporte para elevar a roda traseira. Em seguida, ajuste o câmbio dianteiro para a coroa grande e o câmbio traseiro para a catraca pequena. Feito isso, use a chave de rosca para soltar o cabo de aço do câmbio traseiro para começar os ajustes. Lembrem-se de usar cabo de aço para câmbio, pois o de freio é mais grosso e interfere na regulagem do câmbio.
Regulando os limites superior e inferior
Essa regulagem evitará que a corrente caia nos raios ou no eixo, que danificam bastante se isso ocorrer.
Solte o parafuso Hi, para que a corrente venha para a direita. Ao mesmo tempo que solta o parafuso Hi, gire lentamente o pedivela e observe: Quando o câmbio começar a fazer o barulho que vai derrubar a corrente para a direita, em direção à gancheira, esse é o ponto correto do limite inferior. Testando o limite: Empurre manualmente o câmbio em direção à catraca maior e deixe-o voltar naturalmente. A corrente deve entrar perfeitamente na catraca menor, sem cair para fora ou fazer barulhos estranhos.
Coloque a corrente na coroa menor e faça o mesmo com a regulagem Lo, que vai limitar e impedir que a corrente caia em direção aos raios.Feita a regulagem do limite inferiore superior, é hora de proceder a regulagem das marchas.
Regulando as trocas de marchas
Coloque novamente a coroa grande e catraca pequena. Se o seu passador for indexado, aperte a alavanca do dedo indicador para tirar a tensão do cabo de aço. Agora fixe o cabo de aço no parafuso do câmbio. A tensão a ser dada no cabo é muito importante. O cabo não pode estar nem solto demais, nem apertado demais. Se o cabo ficar muito solto, as marchas não vão subir, se ficar muito tensionado, um clique no shifter vai trocar duas marchas. A prática vai ensinar qual a melhor tensão.
Ajuste fino
Faça o teste para ver se com um clique no passador, a correte vai para a catraca seguinte. Se não for, é porque falta tensão no cabo. Basta girar o ajuste fino que fica na saída do cabo de aço, perto de onde ele é fixado no câmbio. Normalmente na saída do passador também tem. Gire até achar o ponto de tensão ideal. Ajustando 1 catraca, todas ficarão ajustadas, isso para o passador indexado.
Ajustando a distância da roldana
Aquele parafusinho inferior, próximo à gancheira, serve para fazer o ajuste da distância entre as roldanas do câmbio e as catracas, já que existem diversos construtores de quadros, diferentes tipos de câmbios, vários comprimentos de roldanas e de corrente etc. Esse parafuso traz a roldana bem próxima da catraca pequena. Quanto menor essa distância, mais precisão e rapidez haverá na troca de marchas.
Retirado da internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário