sexta-feira, 3 de abril de 2009

Calibragem ideal para os pneus da bike

Vai estourar hein!!

Muitas vezes quando paro em um posto de gasolina para calibrar o pneu da minha bicicleta, me divirto com perguntas ou exclamações do tipo:

  • Vai estourar hein!! Vai estourar hein!!!?
  • Nossa!!! Sua bicicleta pega mais libras que o pneu da minha caminhonete?

Muitos motoristas não se conformam em ver que um pneu de bicicleta suporta 80 libras enquanto o carro dele suporta apenas 30. Essa dúvida é muito comum também entre os próprios ciclistas, principalmente os iniciantes.

Não se pode confundir a pressão nos pneus com a quantidade de ar dentro dos pneus. Pressão é apenas a força normal exercida por unidade de área. Quando colocamos 80 libras em um pneu de bicicleta temos que lembrar que eles são bem mais flexíveis e não precisam sofrer grandes deformações, pois a distância entre o chão e o aro é pequena. Já os pneus de carro são feitos de um material muito mais rígido e possuem muito mais espaço para deformações.

A pressão recomendada vem especificada na lateral dos pneus, variando entre um limite inferior (para se evitar furos) e um limite superior (para evitar que o pneu estoure), mais ou menos da seguinte forma.

“recommended pressure: 35-65 P.S.I.” ou “keep inflated: 35-65 P.S.I.”

A unidade mais usada para medir a pressão é a libra-força por polegada quadrada (Lbf/pol2), ou em inglês, pound square inch (o famoso P.S.I.). Muitas pessoas costumam falar apenas libras, devido a complexidade do nome completo, mas é importante lembrar que é errado, pois libras na verdade é uma unidade de massa, assim como quilograma.

Alguns compresores indicam também outra unidade, o BAR, que equivale a 14,5 libras por polegada quadrada. Tome bastante cuidado para não confundir na hora de calibrar o pneu da sua bike.

A quantidade de pressão que se deve colocar no pneu varia. Quanto menos pressão usamos, menos rígido fica o pneu, proporcionando uma maior aderência ao solo, ideal para terrenos esburacados, escorregadios , com pedras e outros obstáculos.

Quanto maior a pressão, mas rígido fica o pneu, diminuindo o atrito com o solo, o que é ideal para terrenos de grande velocidade.

É isso aí galera, agora é calibrar os pneus e sair pro pedal!!!

O que tenho ouvido falar é que  utilizar por volta de 40 P.S.I. dá um resultado bom tanto no asfalto quanto nas trilhas, e ainda ajuda a evitar que o pneu fure facilmente.

Retirado da internet.

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