A bicicleta deve ser "vestida" pelo ciclista, seja qual for o uso e modalidade ciclística. Por isso, além de “dicas de ergonomia” que são dadas embasadas em estudos científicos, um fator que sempre deve ser considerado é o conforto e a preferência de cada um, pois somos seres diferentes física e mentalmente.
Falando em “dicas de ergonomia”, a carência de informações a respeito das características ergonômicas do ciclismo faz com que muitos praticantes utilizem a bicicleta com desajustes que associados a um desconforto, e até mesmo lesões, podem ser um dos fatores de abandono do esporte ou afetar no desempenho por acarretar maior gasto energético.
Estes “maus ajustes” comumente se referem a posição do selim e do guidão.
Se o selim estiver muito baixo e/ou avançado pode ocorrer uma flexão ou uma movimentação médio-lateral excessiva do joelho. A ocorrência de lesões neste caso, está ligada ao fato da grande magnitude de força muscular gerada pelo quadríceps (principal músculo anterior da coxa) a qual é transmitida para a articulação do joelho (patelofemoral) a medida que a flexão do joelho aumenta (veja a figura abaixo):
Enquanto que com o selim muito alto e/ou recuado, o joelho é estendido excessivamente, podendo ocorrer uma tensão exacerbada dos músculos posteriores da coxa e ocasionar lesões.
Outra “dica” é a posição e o tamanho do guidão, que devem ser ajustados considerando aspectos ergonômicos do ciclista sobre a bicicleta, o tipo de atividade e novamente o conforto e preferência pessoal. A largura entre ombros é considerada no tamanho do guidão, recomenda-se que a pegada das mãos seja na mesma linha ou ligeiramente mais aberta que a linha dos ombros; e ainda pode ser incluído os bar hands, que alguns gostam e outros não, que facilitam o desempenho nas subidas. E sobre a altura, em nível de melhor desempenho e curvatura da coluna, a dica é o guidão na mesma altura ou um pouco mais alto que o selim; afim de manter as curvaturas fisiológicas da coluna, evitando dores e lesões.
Grifo Ecoriders: Nós ciclistas devemos estar sempre atentos a essas dicas passadas por profissionais. Faça um exame e avalie se sua bicicleta de fato “veste” você.
Obrigado Dani pela boa vontade em auxiliar com informações valiosas aos amantes da bicicleta. VALEU!
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