
Existem basicamente três equipamentos (ou materiais) de segurança que são fundamentais para MTB: capacete, óculos e luvas. No entanto essa lista pode crescer se você estiver tendendo para free ride ou downhill, que chegam a necessitar de caneleira, cotoveleira, colete de proteção e até capacete fechado com queixeira.
Capacete: o capacete de MTB foi projetado para aguentar impacto inercial de velocidade relativamente lento. Em outras palavras, uma pessoa batendo a cabeça e tendo o arrasto do peso do corpo na velocidade de queda – normalmente inferior a 50 km/h. Os modelos para MTB são em geral leves e bem ventilados, mas é muito comum vermos pessoas utilizando esse equipamento de forma errada, ou seja, com fitas de fixação folgada. O capacete deve ser bem ajustado e não deve ficar folgado e nem solto na cabeça. Muita gente reclama que capacete bem ajustado é desconfortável e incomoda. Mas se não for assim ele pode não servir ao propósito.
Luvas: se você cai, a reação imediata é proteger-se com as mãos. Numa trilha podem existir espinhos, farpas de madeira, pedras e até folhas de capim cortantes. A mão é uma das partes do corpo que mais se machuca em MTB e ironicamente é também a parte do corpo da qual você mais depende no dia a dia. Assim é bom prevenir-se bem. É recomendável o uso de luvas de dedo reforçado (tipo motocross) para uso em trilha.
Óculos: existem várias razões para você usar óculos em ciclismo, principalmente MTB. Se você estiver em trilha, sempre há a possibilidade de pegar um galho ou cipó – que pode eventualmente ter até espinhos. No campo você vai encontrar mais insetos também. Isso sem falar nas pedrinhas e no pó que seus companheiros e seu pneu dianteiro levantam. Se a trilha estiver molhada então, nem se fala. Ter ou não um bom óculos é a diferença que faz você conseguir ou não enxergar a sua frente. E como existem muitas trilhas no meio da mata fechada, é bom você ter modelos de lentes claros. Esses ambientes podem ser incrivelmente escuros.
Modelos de pisca Pisca traseira: se você tem costume de sair pra pedalar de madrugada ou no entardecer, é bom ter um sinal luminoso na traseira. Os modelos com sistema estroboscópico são mais visíveis. Refletores laterais podem ajudar também.
Todos esses equipamentos você encontra na Gigante Bike, podendo inclusive escolher entre diversos modelos o que você mais gosta e que se encaixa no seu orçamento. O importante é não andar sem proteção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário