
Bom galera, depois da seca que nos assolou gerando ótimas pedaladas, apesar de notarmos que o campo precisava de água, voltou a chover, e depois da chuva já notamos a queda brusca na temperatura. Pedalar com temperaturas mais baixas exige mais do corpo para se manter, além do que, pedalar com os ossos gelados não é legal. Ao efetuar uma pesquisa sobre a relação entre velocidade e temperatura no ciclismo, achei algumas coisas sobre o chamado "fenômeno Windchill", que em uma tradução livre seria algo como "sensação térmica com incidência do vento". Para tanto, trago esse texto que fala um pouco melhor:
Climatologia - Índice Wind Chill.
É a sensação de arrefecimento causada pelo efeito conjunto da velocidade do vento com valores baixos da temperatura do ar. Qualquer pessoa que tenha feito um passeio durante um dia com temperaturas relativamente baixas, reparou que sente mais frio se houver vento do
que senão houver.
O índice Wind Chill é um número que expressa o efeito de arrefecimento do ar em movimento a diferentes temperaturas. Indica também de uma forma geral, quantas calorias são "retiradas" da superfície do corpo.
Normalmente o nosso corpo cria uma camada fina de ar quente que se torna uma camada protetora da pele ao ar. Quando existe vento, este remove a camada de ar quente deixando a pele exposta ao ar mais frio. Como é necessária energia para o nosso corpo voltar a aquecer a camada que envolve a pele quando esta é continuamente removida pelo vento, a temperatura da pele acaba por baixar e sente-se cada vez mais frio.
É a sensação de arrefecimento causada pelo efeito conjunto da velocidade do vento com valores baixos da temperatura do ar. Qualquer pessoa que tenha feito um passeio durante um dia com temperaturas relativamente baixas, reparou que sente mais frio se houver vento do
que senão houver.
O índice Wind Chill é um número que expressa o efeito de arrefecimento do ar em movimento a diferentes temperaturas. Indica também de uma forma geral, quantas calorias são "retiradas" da superfície do corpo.
Normalmente o nosso corpo cria uma camada fina de ar quente que se torna uma camada protetora da pele ao ar. Quando existe vento, este remove a camada de ar quente deixando a pele exposta ao ar mais frio. Como é necessária energia para o nosso corpo voltar a aquecer a camada que envolve a pele quando esta é continuamente removida pelo vento, a temperatura da pele acaba por baixar e sente-se cada vez mais frio.
Para enterdermos um pouco mais, podemos ver a tabela acima, que demonstra a relação entre a velocidade do ciclista, a temperatura e a sensação térmica oriunda da ação de ambos.
Ex: Se estivermos pedalando a 30km/h em uma temperatura ambiente de 10°C, a sensação térmica é de 7°C, e se mudarmos (como em uma descida) a velocidade para 60km/h, a sensação cai para 5°C. A metade!!!
E por fim o que realmente interessa: o que fazer para minimizar o efeito windchill?
A resposta é utilizar vestuário do tipo "corta vento" que impede que o vento gerado pela pedalada resfrie o corpo, causando a terrível sensação térmica de estar com o corpo muito gelado. Para isso, existem diversas peças de vestuário que são especialmente feitas para ciclistas, como calças, camisetas, bermudas, pernitos e manguitos. Vale notar também o importante papel de utilizar luvas "com dedos", pois por experiência própria, não tem como ter prazer em pedalar com os dedos das mãos congelados. hehehehe
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