quarta-feira, 27 de maio de 2009

Dica Gigante Bike - Limpeza de corrente

Parte importante da bicicleta, a corrente necessita de cuidados simples mas essenciais para que se mantenha em condições de uso adequadas, evitando assim o desgaste prematuro de peças da relação de marchas, bem como exige menos do ciclista na hora da pedalada. 
Nas bicicletas utilizadas para passeio ou as de tipo speed que andam mais em asfalto,  a corrente não suja tão rápido quanto as bicicletas de uso fora de estrada pois a sujeira é mais leve. Para essas, a dica é lubrificar a cada semana, sem lavagem. A lavagem mais profunda para esse tipo de bicicleta, vai depender da frequência de uso.
Já a corrente suja de barro, principalmente depois de fazer uma trilha, deve ser limpa de maneira mais profunda, utilizndo querosene, óleo diesel ou desengraxante (que pode ser em spray), passando um pincel para remover a sujidade e finalizando com esquicho de água da mangueira. Lembre-se sempre de molhar de cima da bicicleta para baixo, e nunca pela lateral, evitando assim que a água leve sujeiras para dentro dos rolamentos. Ao final, espere secar (se tiver ar comprimido, pode utilizar para agilizar o processo) e então depois lubrifique com uma gota de óleo especial em cada elo da corrente. Não coloque óleo quando a corrente estiver suja de lama, e o mesmo serve para bicicletas de asfasto quando a corrente estiver visivelmente suja (preta).
O óleo mais indicado para bicicletas é o óleo à base de silicone e teflon. Você poderá encontrar esse tipo específico em casas especializadas do ramo, deixando assim a corrente e relação de marchas de sua bicicleta em perfeitas condições de uso, seja para um passeio, seja para uma trilha em dia de chuva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário