sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dicas de manutenção - Condições das sapatas

Condições das sapatas

As sapatas (pastilhas, borracha) são os componentes que mais se desgastam no sistema de freio, apesar de durarem muito tempo. Em alguns casos, o tempo de vida de uma sapata pode ser prolongado com a remoção dela da haste do freio e lixando-a por igual. Isso remove qualquer tipo de desgaste irregular e pode eliminar barulhos provenientes do atrito da sapata com o aro. Se o desgaste for muito profundo, recomenda-se a substituição das sapatas.

O primeiro passo é remover a sapata do corpo do freio. Geralmente ela fica fixada por uma porca 10 mm ou parafuso Allen 5 mm na lateral do corpo do freio.

Nos freios do tipo V-brake, é muito importante respeitar a seqüência de montagem das arruelas espaçadoras, pois elas possibilitam todas as inclinações possíveis e necessárias para o alinhamento das sapatas.

No momento da remontagem das sapatas, certifique-se de que os dois braços do freio estão perfeitamente paralelos. Se não estiverem, afrouxe ou estique o cabo do freio até que os braços se alinhem. Ao reinstalar as sapatas, faça com que elas fiquem completamente encostadas nas laterais do aro e que os dois lados tenham a mesma aparência, além de respeitar uma distância mínima para o pneu de 2 mm e também não saindo do aro. Em seguida, verifique no manete de freio se há folga. Se não houver, afrouxe o cabo o suficiente para permitir uma folga mínima de 10 mm. Assim, é possível o acionamento do sistema de abertura para a retirada da roda que se faz pelo cabo de ligação, no cantilever, ou pela curva, no caso do V-brake, conforme citado anteriormente.

Verifique, em seguida, se um dos lados encosta permanentemente na lateral do aro ou se um lado fica mais próximo da lateral que o outro. Se isso acontecer, regule os parafusos de pressão das molas que ficam na lateral do braço do freio. Geralmente eles se apresentam como parafusos Phillips ou Allen. Se você apertar o lado mais próximo do aro, ele se afastará, e se você afrouxar o lado mais distante, ele se aproximará. Siga esse princípio e fique atento para que os parafusos não fiquem nem muito apertados e nem muito frouxos. Se, ao girar a roda, você perceber que o aro se desloca de um lado para o outro, será necessário o alinhamento da roda. Leve sua bicicleta, então, a uma oficina especializada.

Lixar a lateral do aro com lixa d`água fina e limpá-lo com água e sabão também são boas soluções para o aumento da eficiência dos freios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário